Para evitar o acúmulo de tarefas e saias justas nessas situações, especialistas ensinam como agir
Para ter uma boa relação com os seus chefes é importante o diálogo e a organização
São Paulo – Quando a hierarquia dentro da empresa é bem definida, o profissional não tem dúvida a quem ele deve reportar. Agora, como lidar com a realidade de dois ou mais chefes?
Por mais que exista uma distinção entre os cargos dos chefes e das tarefas, é previsível que haja um conflito.
Para o professor da FIA (Fundação Instituto de Administração), Fabiano Caxito, o mais difícil é lidar com duas linhas de comando de departamentos diferentes. “Você responde ao seu chefe de departamento e a outro responsável por projetos especiais, por exemplo. Os dois querem dedicação e tempo do funcionário, pois ambos estão de olho nos resultados”, explica.
Renata Mello, especialista em etiqueta profissional e consultora de imagem, ressalta que quando o profissional responde a várias pessoas, é essencial que exista um consenso entre os superiores. Quando o consenso não existe, cabe ao profissional adotar atitudes para que ele não se sinta pressionado.
Abaixo, algumas atitudes que podem melhorar a rotina do trabalho:
Organização do tempo
“O profissional tem que atender dentro do possível. Caso o prazo apertar, o ideal é sentar com os respectivos chefes, conversar e definir o que é melhor priorizar”, ensina Renata.
Caxito recomenda falar claramente aos superiores quanto tempo está dedicando a cada tarefa. “Se o profissional tem acúmulo de tarefas é melhor admitir que não possa assumir mais responsabilidades agora. É melhor se organizar e entregar tudo com qualidade”, completa ele.
Diálogo aberto
Segundo os especialistas é imprescindível que exista espaço para o diálogo. “Vale sugerir reuniões periódicas de curta duração para conversar sobre as prioridades da semana, por exemplo”, afirma Renata. Ou então recorrer ao e-mail, que acaba sendo uma forma de deixar as conversas registradas.
Para evitar saia justas
Igualdade entre os chefes. Essa é a chave para evitar desentendimentos e a sensação de que o profissional está trabalhando mais para um do que para o outro. “O grande problema, é quando a dedicação é medida por tempo e não por resultado”, diz Caxito. Para o professor é importante que os resultados falem pelo profissional e que este saiba reportá-los na hora certa quando cobrado.
Outra atitude indispensável para Renata é dar o mesmo tratamento e ser cordial com todos. Além de manter sigilo sobre assuntos que dizem respeito a cada superior, para não causar intriga.
Fonte:http://www.clubedorh.com.br/
Categorias: Comunicados
Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil
(31) 3500-7165