Área de assistência técnica, com o maior número de reclamações dos consumidores, demandará investimentos aperfeiçoamento técnico
De Pequenas Empresas Grandes Negócios
Desenvolvimento de softwares, projetos e assistência técnica, manutenção e suporte. Essas são algumas das 105 oportunidades que podem ser aproveitadas pelas pequenas empresas do setor da tecnologia da informação (TI) nos períodos pré e durante Copa do Mundo de 2014, segundo informações do Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“A Copa e seus investimentos vão permitir a criação de novos produtos e serviços e a melhora na qualidade dos que já existem. Tornar as pequenas empresas mais competitivas e inovadoras é o grande desafio do Sebrae. O evento esportivo inaugura essa jogada”, destaca Vinicius Lages, gerente de Serviços da instituição.
Para mapear as oportunidades foram considerados diferentes tipos de demandas do setor para a Copa do Mundo de 2014. Essas demandas podem surgir do poder público, em obras como estruturação de estádios e centros de mídia. Também tendem a vir da iniciativa privada, pelas necessidades das empresas e consumidores finais por soluções de tecnologia da informação, como transmissão de dados e desenvolvimento de softwares e serviços.
Em software, o mapeamento identificou oportunidades decorrentes dos investimentos de adequação do evento e de setores relacionados indiretamente à competição futebolística, como hotéis, bares, restaurantes, turismo e saúde. Essas oportunidades encontram-se, principalmente, nas áreas de desenvolvimento de software. Da mesma forma, as oportunidades surgem para pequenas empresas que já possuem pacotes prontos e customizáveis para as atividades mais usuais, como soluções de gestão hoteleira e de saúde.
As áreas de assistência técnica, manutenção e suporte correspondem a um bom campo de atuação para as pequenas empresas. No entanto, exigirão maior aperfeiçoamento técnico de profissionais para potencializar sua atuação nessas atividades. O mapeamento demonstra que investir na qualidade dos serviços de assistência técnica e manutenção na área de TI pode fazer a diferença e aumentar as chances de aproveitamento de oportunidades. O nível de satisfação dos clientes com esses serviços ainda é muito baixo.
O mapeamento também identificou os setores em que atualmente as pequenas empresas têm maior atuação, dando escala de densidade de 0 a 1. Destacam-se operação de equipamentos de rádio, transmissão móvel (externa) (0,82), assistência técnica, manutenção e suporte a equipamentos móveis de transmissão de sinais de TV (0,75), suporte e manutenção de centrais telefônicas e terminais privados (0,75), aluguel de máquinas e equipamentos não especificados anteriormente (0,71) e serviço de provedores (0,82).
Fonte: http://migre.me/4Cl0W
Categorias: Comunicados
Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil
(31) 3500-7165