Quatre Recursos Humanos

Blog da Quatre

04 agosto

0

ArcelorMittal negocia ativos da MMX

Siderúrgica quer expandir operações de minério de ferro no Brasil para impulsionar autossuficiência.

de Leonardo Francia e AE.

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, confirmou ontem que está em conversações para adquirir os ativos de minério de ferro da MMX Mineração e Metálicos, a mineradora do bilionário brasileiro Eike Batista. “Nós estamos em conversações com a MMX sobre esse assunto”, disse Sebastião Costa Filho, diretor-presidente da ArcelorMittal Serra Azul, a unidade de minério de ferro no Brasil da siderúrgica.

“Nós teremos uma reunião na sexta-feira no departamento de fusões e aquisições da ArcelorMittal em Londres para tratar desse assunto”, disse Costa Filho em uma entrevista por telefone da Ucrânia, onde ele está visitando uma unidade integrada de produção de aço e mineração da siderúrgica.

A ArcelorMittal quer expandir suas operações de minério de ferro no Brasil como parte de uma política do grupo para impulsionar a autossuficiência no fornecimento dos ingredientes da produção de aço, disse Costa Filho.

Mesmo frente à afirmação do chief executive officer (CEO) da ArcelorMittal, a assessoria da MMX em Belo Horizonte reafirmou que “não comenta rumores de mercado”.

Os outros interessados nos ativos da mineradora seriam a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A (Usiminas), a norte-americana Cliff Natural Resources e o grupo siderúrgico chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco), que já detém 21,52% das ações da MMX.

A Usiminas, via assessoria de comunicação, negou mais uma vez que tenha iniciado negociações com o empresário. A Wisco, por sua vez, adotou a estratégia de ampliar seus ativos minerários no Brasil, especialmente em Minas Gerais, o que pode sinalizar o interesse dos chineses em adquirir a participação de Batista na mineradora, que corresponde a 43,55% dos papéis. Porém, ao que tudo indica, a ArcelorMittal saiu na frente.

Depois de negociar o Sistema Minas-Rio (no Médio Espinhaço) para a Anglo Ferrous Brasil, subsidiária da Anglo American, em agosto de 2008, por R$ 5,4 bilhões, a venda da participação de Eike Batista na MMX sinaliza que o empresário vai deixar de vez o setor de mineração.

A intenção do empresário seria se concentrar no setor petrolífero, através das atividades da OGX Petróleo e Gás, voltada para a exploração de petróleo, e da OSX, que atua na área de equipamentos e serviços para a indústria offshore de óleo e gás. Ambas as empresas pertencem ao grupo EBX.

O comprador dos ativos da mineradora levará também uma participação de 30% a 40% no terminal portuário da LLX Logística S/A, também do empresário, em construção no porto de Sepetiba, no município de Itaguaí (RJ), localizado a cerca de dois quilômetros do ramal ferroviário da MRS Logística S/A.

A participação no terminal da LLX e sua proximidade com um ramal ferroviário é a grande vedete da transação, uma vez que o porto seria uma alternativa para o embarque do minério de ferro produzido no Quadrilátero Ferrífero, principalmente para os mineradores da região de Serra Azul. O complexo terá profundidade de 20 metros, com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Em Minas Gerais, o Sistema MMX Sudeste é composto por duas unidades. A primeira é a de Serra Azul, localizada no Quadrilátero Ferrífero, formada por duas mineradoras em operação – a AVG e a Minerminas. A MMX mantém ainda atividades na unidade de Bom Sucesso, na região Centro-Oeste do Estado, onde iniciará as pesquisas geológicas e estudos de engenharia para o desenvolvimento da mina, cujo direito foi adquirido em julho de 2008.

A MMX foi criada em 2005, com três projetos de mineração (Minas-Rio, Corumbá e Amapá) e realizou sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em julho de 2006, captando mais de US$ 500 milhões, o que até então era um recorde no mercado brasileiro.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/

Categorias: Comunicados

Comentários

Rua Antônio de Albuquerque, 330 (9º andar)
CEP 30.112-010 | Savassi | Belo Horizonte/MG | Brasil

(31) 3500-7165

quatre@quatre.com.br

cafélaranja